Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Assembleia Municipal recomenda melhorias na “curva do Feira Nova”

Jornal “Diário do Minho” de 29 de Novembro de 2010, pág. 6

A Assembleia Municipal (AM) de Braga aprovou mais uma recomendação no sentido de melhorar a chamada “curva da Feira Nova”, na Avenida António Macedo, em Braga. A proposta foi apresentada pelo PPM, mas mereceu a aprovação de todos os partidos.

Aliás, como referiu João Granja, do PSD, concordando com a recomendação, a curva já virou anedotário nacional, uma vez que há um indivíduo que regista, em vídeo, os acidentes diários no local e os coloca na internet.

O texto lido por Sílvia Oliveira teve em conta o estudo de Adriana Carvalho e José Precioso, da Universidade do Minho, em que são expostas as deficiências da construção do troço. Entre os erros estão a inclinação contrária e muito fechada, a existência de duas ruas que confluem na própria curva e um pouco depois desta; inexistência de piso antiderrapante, entre outras causas.

O excesso de velocidade também é tido em conta, sem que haja medidas de mitigação para o controlar.

A bancada do PS, embora concordando com a recomendação, lembrou que o troço é da responsabilidade da Estradas de Portugal, que já foi várias vezes alertada para a situação. Tem prometido resolvê-la, mas até agora não o fez.

Ainda assim, João Granja apontou o dedo ao Governo Civil de Braga, que anda à procura de pontos negros no concelho e no distrito, «mas não vê aquele ponto negríssimo, que já faz parte do anedotário nacional. É tempo de dizer basta», afirmou.