“Jornal de Notícias” de 10 de Dezembro, pág. 20
Jornal de Notícias - A Assembleia Municipal de Braga aprovou, por unanimidade, a recomendação do reforço das refeições nas escolas e a abertura das cantinas ao fim-de-semana e férias. Mesquita Machado considera a medida "alarmista" e diz que " as crianças não são camelos".
A Câmara de Braga ainda não confirmou se vai ou não abrir as cantinas escolares, ao fim-de-semana e férias escolares, no concelho. A recomendação foi aprovada em Assembleia Municipal, após proposta do monarca e deputado municipal Manuel Beninger. No entanto, o edil Mesquita Machado disse, ontem, que considera a proposta "alarmista". "Isso está a ser acompanhado mas a moção é excessivamente alarmante e não quero alimentar brincadeiras com a fome dos outros", referiu, ontem, o autarca, no final da reunião de câmara.
O documento recomenda à autarquia "o reforço das refeições escolares para os alunos mais carenciados porque muitos deles não irão certamente jantar", mas, para Mesquita Machado, isso não faz sentido, até porque, e como justificou, " é um desrespeito pelas crianças, pois a oposição está a compará-las com camelos, como se estes enchessem as bossas ao almoço para depois não comer ao jantar", numa medida que considerou ser antipedagógica.
O líder da oposição da autarquia, o social-democrata Ricardo Rio, da coligação "Juntos por Braga", disse, no final da reunião do Executivo que não acredita que Mesquita Machado consiga cumprir a recomendação que a Assembleia Municipal aprovou.
"As juntas só estão a actuar no alargamento dos períodos escolares ao nível do pré-primário, sendo importante também acautelar o 1º ciclo. É importante referir que na cidade é a Bragahabit que assegura directamente o serviço de refeições na maioria das escolas e esta está na dependência directa da Câmara. A indicação apresentada pelo PPM, e aprovada por unanimidade em assembleia municipal há uma semana, prevê a abertura das escolas e das cantinas nos fins-de-semana "se se justificar e se a situação económica piorar, para apoiar os alunos mais carenciados".
No concelho de Braga, a maioria das cantinas funciona em escolas com vários níveis de ensino, como o pré-primário, que tem um calendário mais prolongado que os restantes níveis.