Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

domingo, 5 de abril de 2009

Jornal Diário do Minho: PPM quer monumento aos arcebispos na rotunda da Universidade do Minho

O Partido Popular Monárquico (PPM) defendeu, na última Assembleia Municipal de Braga, que o Monumento aos Arcebispos de Braga deve ser instalado na rotunda próxima da Universidade do Minho. O partido entende que seria uma boa forma de retirar aquele espaço do aspecto de abandono e que se encontra. Em comunicado, o PPM, lembra que há muitos anos, que se sonha em erigir um monumento aos Arcebispos de Braga, “recordando quanto a história nacional deve a esta instituição que ao longo de séculos vem enobrecendo a cidade e a nação portuguesa”.

Assim, na opinião dos monárquicos, a rotunda próxima da Universidade do Minho, reúne todas as condições para que aí seja erigida uma estátua, que recorde ao viajante e aos novos estudantes as tradições seculares da “Roma” portuguesa e dos “Senhores da Sé de Braga”, “permitindo concomitantemente tirar-lhe o ónus de abandono que a caracteriza”.

Entende o Partido Popular Monárquico, que a rotunda interior da Rodovia permitirá a instalação do monumento aos Arcebispos de Braga, tendo como cenário de fundo o Bom Jesus e o Sameiro tão ligados à religiosidade que o monumento inspirará.

Por outro lado, o PPM considera que esta rotunda é «dos poucos espaços que permitirá edificar um monumento com a monumentalidade que a história deste Arcebispado exige, e transformá-la numa Praça marcante da nossa cidade”.Os monárquicos preconizam um monumento escultórico de volumetria semelhante ao do comendador Santos da Cunha.